Quando crianças apresentam dificuldades escolares, alguns familiares podem estranhar ao sugerirmos encaminhamento para avaliação fonoaudiológica. De fato, a Fonoaudiologia tem sua origem nas questões relacionadas à fala, mas é habilitada, também, para auxiliar nas questões relacionadas à aprendizagem.

A aprendizagem da linguagem escrita pode começar na vida da criança muito antes que qualquer tentativa de ensino seja proposta. A fonoaudiologia, em seu vasto campo de atuação, contribui para o desenvolvimento de habilidades fundamentais ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Quando uma avaliação fonoaudiológica da linguagem escrita é indicada?

  • Se houverem dificuldades significativas no início do processo de alfabetização;
  • recusa  e sofrimento em situações de leitura e escrita;
  • falhas persistentes na leitura/escrita
  • dificuldade em realizar leitura ou em compreender o que lê;
  • dificuldade ou sentimento de incapacidade na elaboração de textos;

 

É importante destacar que algumas das mavovo-lendo-2nifestações acima fazem parte do processo de alfabetização e, como qualquer aprendizado em nossas vidas, erros são esperados.  É necessário que não haja cobranças severas e seja respeitado o ritmo da criança.

A família pode e deve ler com ou para a criança; conversar sobre o que foi lido; escolher gibis, histórias e livros com assuntos do interesse dela, enfim, transformar a leitura numa experiência prazerosa, assim, a criança poderá desenvolver uma relação afetiva com a leitura. Tais vivências podem ocorrer mesmo antes que a criança aprenda a ler e a escrever.

No atendimento fonoaudiológico, serão investigadas as causas das dificuldades apresentadas e, caso necessário, serão trabalhadas considerando os interesses e as particularidades de cada pessoa.

Flávia Rodrigues Andrade – Fonoaudióloga - CRFª 16532

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP;
Pós graduanda em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional pelo CEFAC/SP;
Atendimento nas áreas de Linguagem (oral e escrita) e Motricidade Orofacial.

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