(12) 99119-8388

 

No segundo semestre de 2020, o Espaço Elabora traz mais novidades! Além de ampliar as atividades de reflexão e trocas por meios virtuais com o Elabora Em Rede, continuar acolhendo e cuidando das pessoas e da qualidade de vida, vamos também ofertar cursos livres, com o
intuito de proporcionar ao nosso público a oportunidade de construir e aprofundar conhecimentos e saberes.
Se está buscando ampliar suas experiências, convidamos você a conhecer o Espaço Elabora, bem como os cursos que serão ministrados a partir de novembro! Bem-vinda, Bem-vindo!

Primeiro curso do Ciclo: A Construção Social dos Autoritarismos no Mundo Contemporâneo.

Responsáveis: as historiadoras Adrianna Setemy e Flávia de Angelis Santana.

Duração: O curso terá 6 aulas. A 1ª aula será aberta ao público, com duração de 40 minutos.
As outras 5 terão duração de 2 horas semanais.

Datas: 04, 11, 18, 25 de novembro, 02 e 09 de dezembro de 2020.

Dia e horário: Quartas-feiras, das 19 às 21 horas.

Investimento: R$160,00 (inscrição)

Número de Vagas: 40 alunos/as

Público-alvo: Interessados na temática.

Ementa: A proposta do curso é promover o estudo das relações entre sociedades e governos autoritários, em países de vários continentes, na contemporaneidade; discutir o processo de construção de uma memória segundo a qual o autoritarismo só foi possível em função de instituições e práticas de Estado coercitivas; e analisar os mecanismos de acomodação entre interesses dos governos autoritários e de setores das sociedades, traduzidos em ganhos materiais ou simbólicos que resultaram em formas de consenso.

Objetivo: O objetivo de cada encontro é propor uma reflexão teórica e prática em torno dos diversos aspectos metodológicos, éticos e políticos vinculados ao trabalho e ao campo da história do tempo presente. Para isso, durante as discussões serão levantados diversos problemas que permeiam o ofício do historiador, como a construção de fontes, o trabalho com memórias, o seu papel no espaço público e sua relação com as outras ciências sociais.

Metodologia: As aulas serão divididas em dois momentos, sendo a primeira hora para exposição de conteúdo pelas historiadoras e a segunda hora voltada para a dinâmica Open Space, na qual os participantes são divididos em grupos para debater e elaborar reflexões sobre temas propostos pelas professoras e, por fim, compartilham para todo o grupo, que poderá comentar e trocar conhecimentos.

Sobre as docentes:
Adrianna Setemy é professora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira e psicanalista, membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos. É graduada em História pela UnB (2005), mestre (2008) e doutora em História pela UFRJ (2013), com pós-doutorado pela UFRJ (2015), pela UFPR (2018) e pelo CPDOC (2020). Autora dos livros Entre a revolução dos costumes e a ditadura militar (2019) e Sentinelas das fronteiras (2018).

Flávia de Angelis Santana é jornalista graduada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, mestre e doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP, pesquisadora e docente. Já
atuou como redatora, revisora e coordenadora de comunicação em editoras, agências de publicidade e organizações do Terceiro Setor. Atualmente, integra o núcleo de educação on-line da Fundação Perseu Abramo, sendo responsável por pesquisas e pelo desenvolvimento de
conteúdos para cursos de formação política, e colabora com projetos no Espaço Elabora.

INSCRIÇÕES
Para fazer a sua inscrição, preencha o seguinte formulário:
https://forms.gle/c49gKELaN7nxKNMr6

 

Share Button