(12) 99119-8399

Psicoterapia-infantil

O que é Psicoterapia Infantil?
É a psicoterapia dirigida ao atendimento a crianças. Tem-se como referencial o sofrimento da criança e como objetivo ajudá-la a encontrar caminhos para sentir-se melhor. O terapeuta ajuda a criança a se conhecer e expressar sentimentos de forma adequada, para que possa ser compreendida pelos adultos à sua volta. Aumentando seu potencial e auxiliando grandemente em seu processo de desenvolvimento.

Como o psicólogo infantil trabalha com as crianças?
O trabalho é realizado a partir de recursos lúdicos a fim de abordar o mundo infantil, considerando as necessidades particulares e os aspectos especiais de cada criança. Este é feito por meio de jogos, brincadeiras e histórias, pois a linguagem lúdica é a maneira pela qual a comunicação é melhor efetuada com o universo infantil. As crianças representam por esse meio o que acontece em seu ambiente familiar, social, afetivo e como interage com ele.

Como sei se o meu filho precisa ir a um psicólogo e iniciar um tratamento psicoterápico?
A criança ainda não possui conhecimento suficiente para identificar e entender quando algo não está bem no seu desenvolvimento emocional e social, então a criança expressa no ambiente, através das mudanças de comportamento as suas dificuldades.

São inúmeras as razões que levam pais ou responsáveis a procurar terapia para suas crianças. Assim podemos destacar o baixo rendimento escolar, comportamentos agressivos, timidez, enurese noturna, hiperatividade, dificuldades de interagir com outras crianças ou familiares, depressão, obesidade, etc.

Os comportamentos-problema nas crianças podem estar associados à falta de habilidade para lidar com situações adversas e difíceis, como a separação dos pais ou mudança de escola.

Nestes casos a terapia irá auxiliá-la, com a metodologia adequada, na aquisição de novos comportamentos eficientes para lidar com as situações geradoras do estresse emocional.

A criança com dificuldades psicológicas está tentando resolver um problema no meio ao qual está inserida, o que diferencia da visão de que estaria criando problemas. Assim, do ponto de vista da Psicoterapia Infantil, o envolvimento dos pais no processo terapêutico do filho através de sessões de orientação é de total importância. Em tais encontros, os pais aprendem formas alternativas de ajudar o filho, bem como passam a entender o que ocorre no contexto familiar e o que poderia estar gerando ou mantendo o problema.

Se meu filho fizer terapia eu também preciso fazer?
Não, isso não é uma regra. Se seu filho fizer terapia, o psicólogo infantil terá encontros com os pais, para orientá-los em relação à problemática apresentada pela criança e aos procedimentos que a família deve efetuar para ajudá-la a resolver e superar suas dores emocionais.

Quando devo procurar ajuda psicológica para meu filho?
Alguns sinais dessas mudanças são:

  • Hiperatividade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Comportamento inadequado;
  • Dificuldade em brincar com outras crianças;
  • Dificuldade em interagir;
  • Ansiedade;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Enurese ou ecoprese diurna ou noturna;
  • Pesadelos, dificuldades para dormir;
  • Distúrbios alimentares, dentre outros;
  • Agressividade em casa e na escola;
  • Atrasos no desenvolvimento motor (atrasos para falar, andar, etc);
  • As crianças expressam o sofrimento e a tristeza através dos comportamentos e atitudes. Por isso, é de suma importância o olhar atento dos pais, responsáveis ou escola para qualquer mudança significativa em seu cotidiano.
Share Button