(12) 99119-8399

Psicoterapia-com-pessoas-portadoras-de-deficiencia-intelectual

A Psicoterapia com pessoas portadoras de deficiência intelectual tem como objetivo proporcionar ao indivíduo a aceitação e valorização de sua existência, como ser contribuidor para a sociedade. Portanto, identificar seus traumas, angustias ou problemas emocionais, faz com que se estabeleça o descobrimento do eu e a conscientização das áreas de dificuldade, contudo, permitir a auto-crítica e a crítica como um fator necessário para integração à sociedade, sem esquecer do estabelecimento de limites. Permitir a subjetividade das pessoas com deficiência intelectual favorece para o desenvolvimento biopsicossocial de si e de seu contexto.

Uma das estratégias utilizada é o momento lúdico que busca identificar os sentimentos e pensamentos, além de ser um contexto rico de oportunidades para ensinar novos comportamentos.

O envolvimento da família neste processo psicoterapêutico é imprescindível, pois, através de sessões de orientação aos pais ou responsável, os possibilita o conhecimento, a compreensão e amadurecimento de suas estratégias e enriquecimento do fator relevante que é o amor.

Considerando a negação, o medo, a insegurança e a descoberta de algo novo, faz-se imprescindível a troca de experiências, pensando nessas variáveis cria-se a Terapia de Grupo para Familiares da Pessoa com Deficiência Intelectual.

 

 

 

Share Button