(12) 99119-8399

elabora_capa_fonoaudiologia

FonoaudiologiaFonoaudiólogo é o profissional que, dentro da área biomédica, atua em prevenção, avaliação, tratamento e aprimoramento da comunicação, alterações de fala e linguagem (oral e escrita), motricidade orofacial, voz e audição.

No primeiro momento, quando o paciente entra em contato com o fonoaudiólogo é agendada uma entrevista que pode ser realizada na presença de familiares ou individualmente (somente o paciente), dependendo da idade do paciente e da queixa.

Na entrevista, são levantados dados do histórico pessoal e da saúde do paciente para esclarecer os motivos que conduziram à procura pela terapia fonoaudiológica. Ao final da entrevista é agendada a avaliação. A avaliação é feita individualmente com o paciente e é por meio dela que o terapeuta chega ao diagnóstico fonoaudiológico. Neste momento é realizada uma devolutiva ao paciente e/ou aos familiares para esclarecer se há necessidade de fonoterapia e qual será o objetivo desta.

Espaço Elabora - FonoaudiologiaCom o diagnóstico, o fonoaudiólogo traça o objetivo terapêutico e decisões como o número de sessões semanais necessárias e encaminhamento a outros profissionais são tomadas. A etapa seguinte é o início da terapia.

As sessões podem ocorrer com o paciente sozinho ou com a presença de familiares quando há necessidade de orientações. Elas têm duração de 30 a 50 minutos e podem ocorrer uma ou mais vezes por semana, variando de acordo com as necessidades do paciente.

Share Button