voz cantQuase tudo o que realizamos hoje em nossa vida profissional ocorre por meio da comunicação. Durante a venda de um produto para um cliente, ao explanar uma aula para trinta universitários, liderar uma equipe dentro de uma empresa ou participar de uma reunião por vídeo conferência, é fácil perceber a importância e o poder que a comunicação tem na vida.

A voz é peça chave para a comunicação eficaz. Sabemos hoje que a voz é o instrumento mais exigido em cerca de 70% da população ativa. Realizamos tarefas diversas dentro das mais diferentes áreas de atuação profissional e durante todo o tempo estamos utilizando a voz.

Sendo uma de nossas características mais marcantes a voz é capaz de nos identificar e revelar traços de nossa personalidade. Com ela podemos atrair, persuadir, sugestionar e até seduzir. Ao cuidar e aperfeiçoar um recurso poderoso como a voz podemos ganhar uma ótima ferramenta para o futuro profissional.

Entender o que é a voz e como ela ocorre é importante para compreender e adotar cuidados básicos que podem fazer grande diferença para uma boa voz e comunicação.
laringeA voz é um som produzido dentro de um tubo alongado localizado no pescoço chamado laringe.  É na laringe que ficam as pregas vocais. Quando respiramos as pregas vocais ficam abertas permitindo a entrada e saída do ar. Quando produzimos um som as pregas vocais se aproximam e vibram quando o ar passa.

Portanto a respiração é fundamental para a voz. Após a passagem do ar pelas pregas, produzindo a vibração, esse som é transformado em fala por movimentos em estruturas como a boca, língua, dentes e lábios.

Dentre os principais problemas que afetam a voz estão doenças respiratórias como rinite, sinusite e alergias; doenças gástricas como o refluxo gastresofágico; consumo elevado de refrigerantes e alimentos muito condimentados e gordurosos; uso de álcool e o fumo; competição sonora; abuso vocal.

Com pequenas mudanças na rotina e novos hábitos é possível manter a saúde vocal. Saiba como: Voz grito

  •  A água hidrata o organismo e beneficia a emissão da voz sem tensão. Então beba água regularmente em pequenos goles ao longo do dia.
  • Quando estiver falando fique atento quanto a sua postura e vestimentas. Evite roupas apertadas demais na região do pescoço e cintura. Tente não falar durante a prática de exercícios físicos para não sobrecarregar a musculatura da laringe. Tente manter uma postura ereta, relaxada e sem tensões.
  • Evite abusos vocais. Fique atento ao som do ambiente em que se encontra para não tentar competir com os sons ao redor. Não grite e não fale em intensidades muito fortes. Para conseguir a atenção e compreensão do ouvinte basta se aproximar dele.
  • Não use balas, pastilhas e sprays para diminuir o ressecamento ou outros sintomas vocais. Tais recursos mascaram futuros problemas. Mantenha a hidratação com a água e adote momentos de descanso ao longo do dia para repouso vocal.
  • Alimentação saudável assim como ocorre na saúde geral traz grandes benefícios a saúde vocal. Comer alimentos saudáveis regularmente previne o refluxo que tanto afeta as pregas vocais. Evite achocolatados e derivados de leite antes da utilizar a voz em reuniões, aulas, palestras e gravações.
  • Hábitos como pigarrear e tossir constantemente prejudicam a voz, se com a hidratação freqüente ainda sentir essa necessidade procure ajuda profissional.
  • Fumo e álcool são prejudiciais a voz. Se utiliza sua voz no trabalho eles são, portanto, seus inimigos. A fumaça quente do cigarro agride as pregas vocais, e a ingestão de bebidas alcoólicas propicia um efeito anestésico que traz como conseqüência o abuso vocal.
  • Não se automedique. Rouquidão por mais de 15 dias deve ser levada a sério. Nesse caso procure ajuda profissional com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.

Comunicação Eficaz – Espaço Elabora

LARISSA ROXO – Assessora em Comunicação, Coach e Fonoaudióloga CRFª 13 921

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC/SP;
Aprimoramento em Saúde Coletiva pela Universidade Católica PUC/SP;
Certificada pelo Instituto Holos de Qualidade através da International Coach Federation como Coach e Mentoring;
Pós graduada em Motricidade Orofacial com Ênfase em Disfagias no Âmbito Hospitalar CEFAC/SP;
É  Coach em comunicação eficaz, Assessora em Comunicação e Fonoaudióloga clínica. Com atuação no treinamento e desenvolvimento de pessoas no aperfeiçoamento da competência comunicativa, aprimoramento da comunicação verbal, comunicação não verbal, escuta ativa e recursos vocais, desenvolvendo comunicação assertiva para o relacionamento interpessoal e profissional.

Deixe seu comentário

comentários

Share Button

You may also like