Quantas vezes sabemos o que sentimos e desejamos expressar, mas, por alguma razão, não conseguimos encontrar o termo certo ou simplesmente dizemos a primeira palavra que aparece em nossa mente?

Veja se reconhece a seguinte cena. O filho chega em casa e, ao ser questionado pela mãe sobre como foi seu dia, responde com aquele velho conhecido e repetido “Bem!”. Vamos testar outra cena? Você reencontra um amigo de longa data com a expressão demonstrando certa tristeza e ao perguntar como ele está escuta um simples “Tô mal”.

O que acontece é que temos e usamos um extenso vocabulário para avaliações, interpretações, descrições e julgamentos externos, mas ocorre o contrário em relação ao que existe dentro de nós, as emoções, nossos sentimentos e também nossas necessidades. Sabemos descrever o outro ou uma situação como ninguém, mas parece que há uma falta de familiaridade em pensar em nossos aspectos internos. Não sabemos como, ficamos um tanto desconfortáveis ou temos receio em procurar a palavra exata, como se ao realizar esta busca mental estivéssemos dando ênfase ou prolongando determinada sensação. Mas é importante perceber que a sensação nos habita mesmo que não busquemos investigá-la e nomeá-la.

É preciso considerar que um vocabulário emocional restrito tem forte impacto na forma como o outro vai compreender e reagir à nossos comportamentos e emoções. Se nos referimos de forma repetitiva, vaga e rasa sobre como nos sentimos, como podemos esperar que o outro nos escute com atenção, clareza e empatia?

Neste sentido a Roda de Robbs pode ser uma ferramenta para quem deseja começar a descobrir e ampliar seu vocabulário emocional. A partir de cinco palavras – medo, raiva, nojo, surpresa, felicidade e tristeza – indo do centro da roda para fora, você pode investigar a palavra que expresse de forma evidente, coerente e autêntica o que você sente. Enriquecer o repertório emocional é um passo relevante para aprimorar as interações, este novo hábito pode facilitar significativamente conversas em casa e no trabalho.

LARISSA ROXO – Assessora em Comunicação, Coach e Fonoaudióloga CRFª 13 921

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC/SP;
Aprimoramento em Saúde Coletiva pela Universidade Católica PUC/SP;
Certificada pelo Instituto Holos de Qualidade através da International Coach Federation como Coach e Mentoring;
Pós graduada em Motricidade Orofacial com Ênfase em Disfagias no Âmbito Hospitalar CEFAC/SP;
É  Mentora em comunicação eficaz, Assessora em Comunicação e Fonoaudióloga clínica. Com atuação no treinamento e desenvolvimento de pessoas no aperfeiçoamento da competência comunicativa, aprimoramento da comunicação verbal, comunicação não verbal, escuta ativa e recursos vocais, desenvolvendo comunicação assertiva para o relacionamento interpessoal e profissional.

Deixe seu comentário

comentários

Share Button

You may also like