Entre o segundo e o terceiro ano de idade, algumas crianças podem apresentar hesitações na fala que se assemelham a um quadro de gagueira. É a chamada Disfluência Comum. Ao falar a criança pode repetir palavras ou partes de frases. Isso é natural e ocorre porque ela está num processo de desenvolvimento da linguagem, ampliando vocabulário e iniciando a organização de seu discurso, coordenando tudo isso com os movimentos articulatórios necessários para a produção da fala. Há uma demanda grande do Sistema Nervoso desta criança, que está em desenvolvimento.

Quando isso começa acontecer, é fundamental que os pais e responsáveis por essa criança não interfiram no discurso dela. Frases como: “Fale devagar”, “Respire”, “Fale com calma”, devem ser evitadas, pois não favorecem a fluência da fala e não diminuem as hesitações, ao contrário, criam um estresse comunicativo.  É fundamental ouvir o que a criança está dizendo, dando tempo e espaço para essa fala e em seguida comentar sobre o que ela disse dando continuidade naturalmente à conversa.

Contudo, é importante ficar atento a alguns sinais que poderão indicar um quadro de gagueira:

– Presença de tensão de musculatura dos lábios, olhos, língua; tensão em ombros e pescoço; e/ou movimento de cabeça, braços e pernas durante as hesitações;

– Histórico de pessoas que gaguejam na família;

– Presença de sofrimento da criança em relação à sua fala: recusa de situações de conversa, esconde o rosto ao falar.

– Persistência das hesitações por um período de aproximadamente seis meses.

Caso tenha alguma dúvida, procure um fonoaudiólogo com experiência no tratamento de pessoas que gaguejam. Ele será capaz de realizar o diagnóstico diferencial (verificando a ocorrência de disfluência comum ou disfluências típicas da gagueira) e decidir se é um caso para orientação, acompanhamento, ou terapia fonoaudiológica.

Flávia Rodrigues Andrade – Fonoaudióloga - CRFª 16532

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP;
Pós graduanda em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional pelo CEFAC/SP;
Atendimento nas áreas de Linguagem (oral e escrita) e Motricidade Orofacial.

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