(12) 99119-8399

elabora_capa_homeopatia

Homeopatia é uma especialidade médica que visa o tratamento do ser humano como um todo através de medicamentos ultra-diluídos, cujo efeito principal ocorre na função de auto-regulação do organismo. Para tal é necessário um conhecimento detalhado dos sintomas e de características específicas de cada indivíduo.

Homeopatia - Espaço ElaboraO conceito de Homeopatia é freqüentemente confundido com o de fitoterapia ou mesmo com o uso de medicamentos manipulados. De fato muitos dos remédios homeopáticos são derivados de plantas (onde se assemelha à fitoterapia), porém o grande diferencial da homeopatia é a alta diluição o que garante a segurança e praticamente isenta os efeitos colaterais, tão comuns na grande maioria dos medicamentos alopáticos. Em geral os remédios homeopáticos são feitos em farmácias de manipulação e apesar de haverem alguns disponíveis prontos em farmácias convencionais, em virtude da individualização do tratamento, os remédios, em sua maioria, são feitos especificamente para cada paciente.

Com relação à indicação terapêutica, a homeopatia tem bons resultados no tratamento de doenças crônicas de diversos sistemas, isolada ou complementar, na prevenção de doenças e manutenção da saúde. Tem bons resultados em doenças agudas, mas em geral isso ocorre se o paciente já se trata com a homeopatia, não é uma terapêutica de pronto-atendimento, mas em geral quem já se trata com homeopatia, quando apresenta uma doença aguda responde muito bem a remédios homeopáticos indicados para os sintomas ocasionados por estas doenças, apresentando uma evolução mais favorável da mesma.

Por ser uma terapêutica bastante segura pode ser utilizada para qualquer faixa etária e pode ser associada a outros tratamentos.

Outra vantagem do tratamento homeopático é o custo dos medicamentos que costuma ser bem menor do que o dos remédios convencionais.

Dra. Renata de Oliveira Ramos
Obs: informações mais detalhadas (e confiáveis)
podem ser encontradas no site www.abrah.org.br

Share Button