Atualmente vem sendo destacada a importância da leitura para o desenvolvimento da linguagem e das habilidades cognitivas de bebês e crianças. Mas qual é a nossa contribuição, como adultos, na construção da relação entre a criança e a leitura?

Algumas disciplinas escolares priorizam o uso da leitura para informar-se, adquirir conhecimento e memorizar conteúdos. Esta demanda escolar também é importante, contudo, é necessário entender que se a leitura não tiver um valor afetivo e significativo, a criança pode se afastar muito cedo desta prática. Os adultos (ou outras crianças leitoras) podem ser fundamentais para dar à leitura e à escrita um papel que vá além das exigências escolares.

Para evitar que este afastamento ocorra, a leitura mediada e compartilhada, aquela realizada com ou por um leitor, torna-se essencial na construção desta relação.  Assim, é fundamental ler para e com a criança, conteúdos diversos que a interessem, estabelecendo um diálogo a partir do conteúdo lido, relacionando-o com acontecimentos familiares a ela e com outros conteúdos lidos anteriormente. Buscar com a criança sentido para o que foi lido, o que o autor quis dizer, se ela concorda ou não com o ocorrido na história ou texto, contribuem para o desenvolvimento da compreensão, interpretação e do senso crítico.ler 2

É comum, nesses momentos, adultos agirem como aqueles que irão ensinar ou conduzir a forma adequada de ler. Contudo, para que esta vivência seja leve e prazerosa, é indispensável despir-se de cobranças e abrir a escuta para o que a criança está dizendo, acolher e valorizar suas opiniões e seus interesses pessoais e literários. Assim, de forma lúdica e livre, as crianças poderão desenvolver suas capacidades leitoras e aplicá-las nos diversos contextos cotidianos.

Flávia Rodrigues Andrade – Fonoaudióloga - CRFª 16532

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP;
Pós graduanda em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional pelo CEFAC/SP;
Atendimento nas áreas de Linguagem (oral e escrita) e Motricidade Orofacial.

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